Vaticano vai tornar cearense a 4ª mártir do Brasil; saiba quem foi Menina Benigna - ValeSeuClick.com - Notícias do mundo inteiro, em tempo real

Vaticano vai tornar cearense a 4ª mártir do Brasil; saiba quem foi Menina Benigna


Vaticano vai beatificar a mártir Benigna, de Santana do Cariri — Foto: TVM/Reprodução

Vaticano vai beatificar a mártir Benigna, de Santana do Cariri — Foto: TVM/Reprodução

Uma menina de 13 anos, assassinada brutalmente ao recusar ter relações sexuais com outro jovem. A recusa de Benigna Cardoso da Silva a tornou símbolo da Igreja Católica em Santana do Cariri, no interior do Ceará, mas a história da adolescente conquistou devotos por todo o estado, e atravessou fronteiras: em outubro de 2022, o Vaticano vai oficializar a Menina Benigna como primeira beata do Ceará e quarta mártir do Brasil.

A data da beatificação foi anunciada na última segunda-feira (2). Por isso, o g1 traz um perfil da Menina Benigna com as principais informações para quem deseja conhecer mais detalhes da história da — futura — primeira beata cearense. As informações são da comissão responsável por reunir os relatos sobre Benigna para o processo de beatificação junto ao Vaticano.

Onde e quando Benigna nasceu?

 

Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928 no Sítio Oiti, em Santana do Cariri, no interior cearense, a cerca de 500 km de Fortaleza.

Segundo o relato de pessoas que conviveram com Benigna, ela era uma menina simples, sem vaidades, muito estudiosa e com muita fé em Deus.

“Ela se relacionava bem com todos, era gentil, muito educada, não usava de palavrões e se ocupava responsavelmente com os estudos. Nela se destacava a simplicidade e a prudência. Sua fama de santidade e martírio é justa”, conta Raimundo Alves Feitosa, de 98 anos, que conviveu com a mártir. Ele foi uma das testemunhas que deram depoimento ao Vaticano no processo de beatificação.

Quando Benigna morreu?

 

No dia 24 de outubro de 1941, Benigna foi assassinada aos 13 anos por Raul Alves, com golpes de facão. Raul tinha 17 anos de idade e costumava cortejar Benigna, mesmo ouvindo sempre as negativas da adolescente. O acusado, então, tentou forçadamente ter relações sexuais com a menina, mas ela se recusou. A negativa enraiveceu Raul, que acabou assassinando a jovem.

Desde então, fiéis da igreja católica passaram a associar a resistência de Benigna com a manutenção da castidade, contra o pecado, o que tem movido as romarias em veneração à menina.

Quando Benigna vai se tornar oficialmente beata?

 


A oficialização do processo de beatificação de Benigna Cardoso da Silva, vai ocorrer no dia 24 de outubro, conforme anunciou a Diocese do município do Crato, no Ceará, no último dia 2 de maio.

Romaria da Menina Benigna em Santana do Cariri em 2018. — Foto: Reprodução

Romaria da Menina Benigna em Santana do Cariri em 2018. — Foto: Reprodução

Quando começou o processo de beatificação?

 

Em 2019, quando o Papa Francisco autorizou o processo, para que ela se tornasse a primeira beata cearense e a quarta mártir do Brasil. A beatificação faz parte do processo para tornar Benigna uma santa para a Igreja Católica, faltando a canonização.

Qual o impacto da Menina Benigna na Igreja Católica do Ceará?

 

Pais vestem crianças com roupa característica da mártir durante as romarias. — Foto: Reprodução

Pais vestem crianças com roupa característica da mártir durante as romarias. — Foto: Reprodução

Mais de 80 anos depois, o martírio de Benigna ainda movimenta intensamente os católicos na região do Cariri. O município de Santana do Cariri, onde ela nasceu e morreu, espera uma quantidade de visitantes cinco vezes maior que o tamanho da população local a cada outubro, quando são realizadas as romarias em homenagem à menina.

Os eventos, inclusive, reúnem dezenas de meninas e meninos vestidos com o típico traje vermelho com bolas brancas, roupa característica da Menina Benigna.

No último dia 27 de março, o ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou o início da construção do Santuário de Menina Benigna, em Santana do Cariri. Será construída uma estátua representativa da jovem.

Fonte: G1


Você pode gostar...