Cientistas estão perto de classificar covid longa como doença autoimune - ValeSeuClick.com - Notícias do mundo inteiro, em tempo real

Cientistas estão perto de classificar covid longa como doença autoimune



coronavirus nova variante (Foto: Andriy Onufriyenko / Getty Images)

A agência de saúde norte-americana National Institutes of Health (NIH) anunciou o início de um novo estudo para descobrir o porquê dos sintomas de covid-19 permanecerem por muito tempo em alguns pacientes. A primeira teoria da pesquisa é de que o vírus desencadeia uma reação autoimune do organismo.

Com isso, sintomas como falta de ar, fadiga, perda de olfato e dores musculares persistem. “Não podemos afirmar com certeza que é uma doença autoimune, mas é o que realmente começa a parecer”, afirmou o pesquisador da University of Arkansas for Medical Sciences, John Arthur, ao Business Insider.

Arthur e outros colegas pesquisadores publicaram um estudo neste mês em que sugeriram que alguns pacientes com covid-19 desenvolvem anticorpos que atacam suas próprias proteínas, o que acontece, geralmente, em doenças autoimunes. O processo causa uma inflamação que pode desencadear a covid longa. “Tudo se encaixa até agora”, disse Arthur.

Fonte: Época Negócios

Você pode gostar...

Close