Covid-19: Fiocruz alerta sobre tendência de alta na internação de idosos; Análise também indica aumento de hospitalizações por SRAG entre crianças de 0 a 9 anos - ValeSeuClick.com - Notícias do mundo inteiro, em tempo real

Covid-19: Fiocruz alerta sobre tendência de alta na internação de idosos; Análise também indica aumento de hospitalizações por SRAG entre crianças de 0 a 9 anos



Vírus, Covid, Ciência, Covid19

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz revelou que o número de idosos internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave voltou a apresentar tendência de alta no estado do Rio de Janeiro, após cerca de quatro meses de queda.

Ainda em fase de conclusão, o estudo, divulgado nesta terça-feira, foi desenvolvido pelo grupo de Métodos Analíticos para Vigilância Epidemiológica da Fiocruz e o Observatório Covid-19 BR, iniciativa independente que analisa e divulga informações sobre a pandemia.

Os gráficos, elaborados com base no Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, apontam alta nas internações em três faixas etárias: de 60 a 69 anos, 70 a 79 e 80 anos ou mais, sendo este último, o público com alta mais expressiva.

Ainda em relação a esse grupo, segundo a Fiocruz, somam-se alguns fatores agravantes. Entre eles, a transmissão comunitária ainda elevada, menor efetividade, maior tempo desde a segunda dose e possível efeito de perda de imunidade por causa da idade.

O pesquisador da Fiocruz responsável pelo estudo, Leonardo Bastos, disse que, apesar do aumento nas internações de idosos no estado, é preciso monitorar os dados por mais tempo para concluir possíveis relações de causa e efeito.

O estudo alerta também que o Rio de Janeiro enfrenta o pior momento da pandemia em relação a internações de crianças de zero a nove anos. Já entre os adultos de 30 a 39 anos, apesar do levantamento ter registrado uma melhora, a situação é mais grave do que o observado no final do ano passado.

Fonte: Agência Brasil

Você pode gostar...

Close