Zoológico entrega bombas de infusão para hospital do Paraná tratar pacientes com Covid-19 - ValeSeuClick.com - Notícias do mundo inteiro, em tempo real

Zoológico entrega bombas de infusão para hospital do Paraná tratar pacientes com Covid-19


Hospital de Retaguarda de Cascavel — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cascavel

Hospital de Retaguarda de Cascavel — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cascavel

O Hospital de Retaguarda de Cascavel, no oeste do Paraná, recebeu nove bombas de infusão emprestadas do zoológico da cidade, no domingo (28), de acordo com a direção da instituição. Os equipamentos serão usados para tratar pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19.

A macrorregião oeste, que abrange hospitais que ficam na região de Cascavel, registrou taxa de ocupação de 98% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS), no domingo, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O diretor-geral do Hospital de Retaguarda, Lísias Tomé, disse que os equipamentos podem ser usados em humanos, pois funciona no mesmo sistema. As bombas de infusão são usadas para auxiliar na aplicação de medicamentos.


“A indústria nos deu um prazo mínimo de 15 dias para entregar as bombas de infusão. Não podemos esperar e não tenho mais como pegar dos hospitais, eles também precisam”, afirmou.

Além disso, o diretor-geral afirmou que os profissionais de saúde estudam se é possível utilizar os ventiladores do zoológico em humanos.

A prefeitura de Cascavel informou que os equipamentos já estão sendo utilizados.

Hospitais quase lotados

Segundo a Sesa, no domingo, estado registrou 3.587 pessoas internadas com Covid-19 ou suspeita da doença, número recorde desde o início da pandemia. Os dados são da rede pública e privada de saúde.

Apenas considerando os leitos do SUS para pacientes com coronavírus ou suspeita, a ocupação atual é a seguinte:

  • 96% dos 1.301 leitos de UTI adulta
  • 74% dos 1.908 leitos de enfermaria adulta
  • 36% dos 22 leitos de UTI pediátrica
  • 38% dos 34 leitos de enfermaria pediátrica

Todas as macrorregiões do Paraná estão com mais de 90% de ocupação nos leitos de UTI Covid-19 do SUS para adultos.

  • Noroeste: 94%
  • Norte: 93%
  • Leste: 97%
  • Oeste: 98%

Fonte: G1.COM

Você pode gostar...

Close