Pikachu foi o jogador mais utilizado por Luxa na sua última passagem pelo Vasco


Acesse nosso grupo do Vasco e saiba de tudo sobre o gigante da colina!

De volta à Colina agora em 2021, Vanderlei Luxemburgo fez seu primeiro jogo como treinador do Vasco em 19 de maio de 2019, no empate por 1 a 1 com o Avaí, em São Januário. Sem os medalhões Fernando Miguel e Leandro Castan lesionados, levou a campo o seguinte time: Sidão, Yago Pikachu, Werley, Ricardo Graça e Henrique; Lucas Mineiro, Andrey e Bruno César; Rossi, Marrony e Maxi López.

Muita coisa mudou na sequência do Campeonato Brasileiro, e o time que saiu da lanterna da competição para a Copa Sul-Americana terminou com uma espinha dorsal bem diferente. Algo que não se alterou foi a titularidade absoluta de Yago Pikachu, jogador mais utilizado por Luxa em sua primeira passagem pela Colina.

O lateral-direito jogou 32 dos 34 jogos em que Luxemburgo dirigiu o time no Brasileirão. Foi também o artilheiro da equipe, com cinco gols, todos marcados em penalidades.

Pikachu comemora gol contra o Flamengo no empate por 4 a 4 pelo Brasileiro de 2019. Ele fez outros quatro, todos de pênalti — Foto: André Durão

Pikachu comemora gol contra o Flamengo no empate por 4 a 4 pelo Brasileiro de 2019. Ele fez outros quatro, todos de pênalti — Foto: André Durão

Do atual elenco, outros jogadores que foram utilizados com muita frequência por Luxa são Fernando Miguel (30 partidas), Marcos Júnior (27) e o capitão Leandro Castan (23).


Quer saber as últimas notícias do Vasco, acesse a Central do Vasco

Sub-20: Gabriel Pec, Riquelme, Caio Lopes, João Pedro e Laranjeira devem subir aos profissionais em definitivo

Vasco acerta com o médico Gustavo Caldeira, ex-Flamengo

SUB-20: Jogadores do Vasco homenagearam roupeiro das categorias de base

Miguel estreou na competição somente na oitava rodada, na vitória por 2 a 1 sobre o Internacional. Depois disso, só esteve ausente no triunfo pelo mesmo placar diante do Fluminense, pela 11ª rodada.

Tal clássico com o Tricolor marcou a volta de Leandro Castan ao time após três meses (tinha uma lesão na coxa) e o primeiro gol do capitão com a Cruz de Malta. Ele, aliás, balançava a rede pela primeira vez depois de cirurgia no cérebro, realizada em 2014.

Algo que chamou atenção foi a queda de Andrey, que vinha de um 2018 muito bom. Luxemburgo deu oportunidades ao prata da casa, que jogou 15 vezes no Brasileiro de 2019. Mas a oscilação o fez jogar somente duas partidas inteiras – há de se fazer o registro que foi substituído nos acréscimos da vitória por 2 a 1 sobre o Inter, jogo no qual marcou seu único gol na competição.

Chegou a ficar nove partidas sem ser utilizado, entre 13 de outubro e 2 de dezembro. Em várias entrevistas concedidas, admitiu a queda em 2019 e afirmou que se dedicou a treinar mais no ano seguinte.

Andrey trabalha no primeiro treinamento de Vanderlei Luxemburgo após a volta ao Vasco — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Andrey trabalha no primeiro treinamento de Vanderlei Luxemburgo após a volta ao Vasco — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Após viver ótimos momentos na atual temporada com Ramon Menezes e oscilar sob o comando de Ricardo Sá Pinto, Andrey tem nova oportunidade de provar a Luxemburgo que tem qualidade para ser titular.

A espinha dorsal que terminou o Brasileiro de 2019 com Vanderlei Luxemburgo foi a seguinte. Em negrito os jogadores que seguem no atual elenco: Fernando Miguel, Pikachu, Leandro Castan, Oswaldo Henríquez e Henrique (Danilo Barcelos); Richard, Marcos Júnior e Guarín; Rossi, Marrony e Ribamar.

Confira o ranking de utilização e de gols com Luxemburgo (amistosos não foram computados):

 

Artilheiros com Luxa no Vasco em 2019

Número de gols Jogador
5 Pikachu
4 Marrony
3 Guarín, Marcos Júnior e Ribamar
2 Leandro Castan, Talles Magno, Danilo Barcelos e Rossi
1 Andrey, B. Gomes, B. César, O. Henríquez, Raul, Fellipe Bastos, Tiago Reis, Ricardo Graça, Mayke (Palmeiras, contra) e Carlinhos (CSA, contra)

Quem mais foi utilizado por Luxa no Vasco em 2019

Número de jogos Jogador
32 Pikachu
31 Marrony
30 Fernando Miguel
27 Marcos Júnior, Oswaldo Henríquez e Raul
26 Rossi
25 Richard
22 Leandro Castan
20 Henrique e Ribamar
18 Danilo Barcelos
15 Andrey e Talles Magno
14 Ricardo Graça
13 Fellipe Bastos
12 Guarín
11 Tiago Reis
10 Bruno César
9 Felipe Ferreira
8 Bruno Gomes e Gabriel Pec
7 Lucas Mineiro, Marquinho e Clayton
6 Raul Cáceres e Werley
5 Sidão
3 Yan Sasse e Jairinho
1 Alexandre Melo, Lucas Santos e Maxi López

Fonte: GE
Receba nossas notícias do Vasco pelo canal no telegram, acesse o link https://t.me/VascodaGamaoficial


Instale o Aplicativo do Vasco e fique por dentro de todas as notícias do Gigante da Colina

Você pode gostar...

Close